Projecto VemAprender 

VemAprender, http://isg.inesc-id.pt/alb/vemaprender  

Financiamento: Parcialmente no âmbito da Rede de Excelência “SOLITE”, CYTED.

O “VemAprender” é uma iniciativa de investigação, promovida no âmbito do  Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID, que tem por objectivo conceber, desenvolver e avaliar a aplicação de plataformas de eLearning e de suporte em cenários de ensino-aprendizagem. O vemaprender agrega actualmente os seguintes projectos específicos: EscolaNaNet, BOA e SNARE, cada qual com os seus objectivos e agenda de desenvolvimento própria.

EscolaNaNet

O EscolaNaNet é um Sistema de Gestão Escolar (LMS, Learning Management System) com objectivo de uniformizar, facilitar e suportar a gestão de estabelecimentos de ensino (desde o 1º ciclo até ao secundário) à escala nacional. O EscolaNaNet suporta, entre outras, as funcionalidades comuns da gestão escolar ao nível da gestão de alunos, professores, turmas, horários e avaliações.

O EscolaNaNet suporta ainda mecanismos de Interacção de Escolas com o Exterior, facilitando a disseminação, partilha e acesso à informação entre os vários actores do universo da educação, tais como alunos, professores, administrativos, encarregados de educação, serviços técnicos do Ministério da Educação e outras entidades terceiras (e.g., INE, autarquias, editoras/produtoras de conteúdos). Finalmente, encontra-se em curso a integração do EscolaNaNet com outros sistemas, nomeadamente com a plataforma Moodle (www.moodle.org), específica para gestão de conteúdos de eLearning; e o sistema SIGE (www.microio.pt), específico para controlo físico de pessoas e operações de compra dentro do espaço escolar.

Mais informações: http://www.escolananet.org

Bolsa de Objectos de Aprendizagem

O sistema BOA, Bolsa de Objectos de Aprendizagem, contextualiza-se na área das tecnologias de suporte ao ensino aprendizagem (LCMS, Learning Content Management System) e de objectos de aprendizagem (AO). O sistema BOA é um repositório de Objectos de Aprendizagem configurável que se pode aplicar a diferentes cenários de negócio e comunidades de interesse, e que visa promover a partilha e colaboração entre os seus utilizadores. O BOA baseia-se num mecanismo de créditos que permite atribuir inicialmente um determinado valor a cada OA e que esse valor seja actualizado periodicamente, de acordo com a sua respectiva popularidade. Possibilita ainda quantificar a colaboração dos utilizadores, não só na criação e publicação de OA, mas também noutras formas de colaboração, como por exemplo, a avaliação e a submissão de boas práticas de utilização dos OA. As diferentes formas de colaboração previstas no BOA, associadas ao sistema de crédito, permitem criar um ambiente de saudável competição entre os utilizadores, estimulando e promovendo a colaboração entre todos os actores interessados em utilizarem e contribuírem na produção de OA em número e qualidade.

Mais informações: vemaprender.net

 

SNARE

O SNARE (Social Network Analysis and Reengineering Environment) é um projecto de investigação que tem por objectivo a concepção, desenvolvimento e avaliação de uma plataforma para definição e análise de redes sociais, adaptável a diferentes contextos organizacionais.
No âmbito do VemAprender, o objectivo do SNARE será aplicar e avaliar técnicas de análise de redes sociais ao contexto organizacional das escolas (o caso do EscolaNaNet) e ou a diferentes comunidades-de-prática (o caso do BOA).

Mais informações: http://isg.inesc-id.pt/alb/SNARE

Equipa de Projecto

 

- Alberto Rodrigues da Silva, Investigador Responsável

BOA
- Patricia Dinis, MEI/UMa, 2005-2007; 2008-pre
- João Carlota, MSc/b, 2008-2009
- Paulo Sousa, 2010-pre

EscolaNaNet
- João Ferreira, 2007-2009
- David Ferreira, 2007-pre
- João Saraiva, 2007-pre
- Bruno Silva, MSc/b, 2007-2010

- Ricardo Duarte (TFC, 2005-2006)
- Alexandre Martins & José Heitor Pinto (TFC, 2004-2005)
- Helena Lourenço (TFC, 2003-2004)
- Luis Estevens (TFC, 2002-2003)
- Gonçalo Borrêga & Rui Azevedo (TFC, 2001-2002)

SNARE
- Alexandre Barão, PhD, 2004-pre
- Hernâni Freitas, MSc/b, 2007-pre

Artigos

Papers in Book Chapters and Journals

1) Alberto Rodrigues da Silva, Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA (Social Interface Patterns for the Design of BOA System), in Informática na Educação: Teoria e Prática, 314(1), UFRGS. <URL>.
2) Patrícia Dinis, Alberto Rodrigues da Silva, Application Scenarios for the Learning Objects Pool, in Journal of Universal Computer Science , 15(7), 2009, Information Resources Management Association. <URL>.
3) Hernâni Borges de Freitas, Alexandre Barão, Alberto Rodrigues da Silva, Social Networks in Information Systems Tools and Services, in Handbook of Research on Social Dimensions of Semantic Technologies and Web Services (Book chapter), 2008, IGI Global. <URL>.
4) Alberto Rodrigues da Silva, Luis Estevens, Gonçalo Borrega, Rui Azevedo, eEscola: Sistema de Gestão de Ensino à Escala Nacional, in Revista Ingenium da Ordem dos Engenheiros, 2ª Série, nº. 90, pp. 64-72, Nov/Dez 2005, Ingenium Edições. <URL>.

Papers in Conferences and Workshops

1) João Carlota, Alberto Rodrigues da Silva, Patrícia Dinis, The Learning Object Pool and the BOA-GPI Case Study, in Proceedings of the Iberoamerican Congress on Telematics (CITA-2009), (Spain, May 2009) . <URL>.
2) Alberto Rodrigues da Silva, Patrícia Castanheira Dinis, David Ferreira, João Saraiva, Alexandre Barão, A Iniciativa VemAprender, in Actas do Seminário Ibero-Americano SOLITE, (Spain, April 2008) . <URL>.
3) Alexandre Barão, Alberto Rodrigues da Silva, The SNARE Architecture Overview - Social Network Analysis and Reengineering Environment, in Proceedings of the WebIST Conference, (Funchal, Portugal, May 2008) . <URL>.
4) Alexandre Barão, Alberto Rodrigues da Silva, Social Network Analysis for Educational Success, in Proceedings of the Iberian Conference on Citizenship Education , (Lisboa, Portugal, March 2007) . <URL>.
5) Patrícia Silva, Alberto Rodrigues da Silva, Design Experiences with the Learning Objects Board System, in Proceedings of the Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS-40), (Hawaii, Jan 2007) , IEEE Computer Society . <URL>.
6) Patrícia Silva, Alberto Rodrigues da Silva, The Learning Objects Board System, in Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2006 (pp. 3030-3037), (Hawaii, Oct 2006) , AACE . <URL>.
7) Patrícia Silva, Alberto Rodrigues da Silva, Análise Funcional de Plataformas de Objectos de Aprendizagem, in Proceedings of the 6th Iberoamerican Congress on Telematics (CITA-2006), (Monterrey, México, May 2006) . <URL>.